Modelagem Computacional: O crescimento tecnológico em prol da inovação industrial

Atualizado: 16 de Ago de 2019




A Engenharia Mecânica tem por objetivo desenvolver, projetar e supervisionar o funcionamento de máquinas em geral, afim de se ter um melhor rendimento na indústria como um todo.


Dessa preocupação surgiu a modelagem computacional, que consiste numa representação 3D de uma peça ou equipamento quisto, além da escolha do material a ser utilizado. Essa criação é feita através de softwares que possuem todas as ferramentas capazes de estabelecer a forma e o ângulo de acordo com a visualização requerida.


Além disso, a partir do modelo 3D, é possível realizar simulações do seu funcionamento, uma vez que tais softwares disponibilizam tal método. Com essa simulação, o projetista tem menos dificuldades na escolha do melhor material para o máximo funcionamento da peça ou equipamento modelado. Na modelagem também é possível fazer o cálculo de esforços da peça ou equipamento e descobrir quais pontos estão mais vulneráveis a uma rachadura ou, até mesmo, a quebra. A simulação também oferece uma visão sobre o comportamento térmico da peça e a durabilidade do produto ao longo do tempo.


O principal diferencial da modelagem computacional é a capacidade de inovar, testar e aprimorar toda a ideia que estiver apta a se tornar realidade, uma vez que, através de tais softwares, torna-se possível corrigir os erros e ver o produto final desempenhando suas respectivas atividades

Com a modelagem devidamente pronta, pode-se extrair, do equipamento, as medidas, o tipo de material utilizado, as vistas - de acordo com o desenho técnico - e gerar relatórios com as informações acerca do produto projetado, em que este último é de suma importância, pois revela possíveis falhas antes mesmo de produzi-lo, evitando o desperdício de tempo e recurso.


O principal diferencial da modelagem computacional é a capacidade de inovar, testar e aprimorar toda a ideia que estiver apta a se tornar realidade, uma vez que, através de tais softwares, torna-se possível corrigir os erros e ver o produto final desempenhando suas respectivas atividades.


Atualmente, a modelagem computacional se aliou a impressão 3D onde, basicamente, imprimem qualquer coisa se utilizando da tecnologia tridimensional, ou seja, um objeto feito através do software pode ser projetado quando se exporta o arquivo para esse tipo de impressora, produzindo o que se deseja com alta precisão e eficácia.


Dessa maneira, é importante frisar quais softwares são os mais requisitados para com a modelagem computacional. O AutoCAD, tendo sua plataforma disponível em 2D e 3D, traz a disponibilidade de projetar peças mecânicas, documentar o modelo e enviar no formato PDF. Profissionais da área utilizam do complemento do AutoCAD que é o Autodesk Inventor, o qual possui as ferramentas voltadas ao desenvolvimento de projetos mecânicos. Outro software bem comum é o SolidWorks, cujas aplicações se assemelham as do Inventor e é a mais cogitada no setor automobilístico.


Por todas essas vantagens, o mercado vem, cada vez mais, em busca do aprimoramento da modelagem computacional, pois, atualmente, a fabricação evoluiu muito, tornando-se possível criar produtos personalizados através dos softwares voltados a área de engenharia mecânica.


Interessou-se? A Solucione Jr. oferece serviços de Modelagem Computacional. Procure-nos para fazer seu diagnóstico de forma gratuita. Contamos com uma equipe apta a realizar projetos mecânicos e de produção de alta qualidade.



FONTE:


BACCARIN, Bruno. O que é uma modelagem 3D e como obtê-la em projetos de peças e equipamentos. Fluxo Consultoria. Disponível em: < http://fluxoconsultoria.poli.ufrj.br/blog/projetos-mecanicos/modelagem-3d-peca- como-funciona/>. Acesso em: 28 jun. 2017.


BACCARIN, Bruno. Desenho Mecânico de peças e equipamentos: Como projetar e modelar em 3D. Fluxo Consultoria. Disponível em:< http://fluxoconsultoria.poli.ufrj.br/blog/projetos-mecanicos/desenho-mecanico- projetar-modelar-peca/>. Acesso em: 28 jun. 2017.

Os principais softwares utilizados na Engenharia Mecânica. Cadguru. Disponível em:<http://cad.cursosguru.com.br/cad/principais-softwares-utilizados- engenharia-mecanica/>.Acesso em: 20 jun. 2017.

NOSSO TELEFONE

(87) 98814-6346

NOSSO EMAIL
NOSSOS HORÁRIOS

Segunda à Sexta, das 08h00 às 18h00.

VOLTE SEMPRE

A Solucione Jr. agradece a visita. Acesse também nossas mídias sociais:

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
ENCONTRE-NOS

© 2019 Todos direitos reservados à Solucione Jr.