Gestão de Manutenção Preventiva e sua importância para as empresas.


Quem nunca ouviu o velho ditado de que é melhor prevenir do que remediar? É por esse motivo que entender sobre a gestão de manutenção preventiva é tão importante, pois, ao invés de ser pego de surpresa com imprevistos no seu maquinário, prejudicando o fluxo de trabalho, você monitora toda sua estrutura para que ela funcione bem.


A gestão da manutenção preventiva é um processo de melhoria contínua que supervisiona e controla o funcionamento de máquinas envolvidas na produção, evitando possíveis quebras e assim paradas na produção, além de evitar o desperdício de dinheiro em processos de manutenção ineficientes.


A manutenção preventiva é realizada de maneira a reduzir as falhas ou a queda no desempenho do equipamento, envolvendo tarefas sistemáticas como: as inspeções, substituição de peças e reformas, obedecendo a um plano de manutenção previamente elaborado. Muitas vezes, o uso incorreto de um equipamento pode prejudicar seu funcionamento, deteriorá-lo ou afetar a sua longevidade.


As máquinas quando realizam determinadas funções, são sujeitas a uma variedade de esforços. Esses esforços acabam gerando fadigas que podem vir a causar a deterioração de algumas peças desse maquinário, reduzindo a sua resistência até um ponto no qual as máquinas não terão mais o desempenho desejado, vindo a ter possíveis falhas e com isso prejudicando a produção nas empresas.


Com o planejamento da manutenção preventiva, as empresas reduzem a probabilidade de falhas dos seus equipamentos pelo fato da manutenção ser programada com antecedência, sendo a paralisação substancialmente baixo.


A manutenção preventiva é focada no estabelecimento de intervalos para reparar as necessidades básicas dos equipamentos, como lubrificação e limpeza, ou seja, é feito um planejamento detalhado definindo uma periodicidade em que cada máquina será reparada. Além disso, ela tem como benefícios a garantia da conformidade dos equipamentos, redução de desperdícios, valorização do patrimônio e da previsibilidade orçamentária.


Além de atuar nesse sentido, a manutenção preventiva tem como benefícios a garantia da conformidade dos equipamentos, redução de desperdícios, valorização do patrimônio e da previsibilidade orçamentária. É um trabalho constante e fundamental para empresas que prezam por eficiência e organização.


Interessou-se? A Solucione Jr. oferece serviços de Gestão de Manutenção Preventiva. Procure-nos para fazer seu diagnóstico de forma gratuita. Contamos com uma equipe apta a realizar projetos mecânicos e de produção de alta qualidade.


FONTE


O que é gestão da manutenção e porque você deve fazer na sua empresa. Field Control. Disponível em: <https://fieldcontrol.com.br/blog/processos/o-que-e-gestao-manutencao/>. Acesso em: 28 Ago. 2019


Gestão da Manutenção – Entenda a importância desse processo. Novida. Disponível em: <https://novida.com.br/blog/gestao-da-manutencao/>. Acesso em: 29 Ago. 2019




NOSSO TELEFONE

(87) 98814-6346

NOSSO EMAIL
NOSSOS HORÁRIOS

Segunda à Sexta, das 08h00 às 18h00.

VOLTE SEMPRE

A Solucione Jr. agradece a visita. Acesse também nossas mídias sociais:

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
ENCONTRE-NOS

© 2019 Todos direitos reservados à Solucione Jr.