O MOVIMENTO EMPRESA JÚNIOR
Inicialmente, uma empresa júnior caracteriza-se por uma associação civil sem fins lucrativos, com o propósito educacional e formado exclusivamente por estudantes do ensino superior ou técnico. De modo geral, tal organização tem por objetivo estimular o aprendizado dos membros da mesma, através da realização de ensaios práticos apoiados para outras empresas externas, aproximando o mercado de trabalho do mundo acadêmico, a fim de que o graduando possa se formar preparado para atuar de forma profissional. O MEJ (Movimento Empresa Júnior) foi criado com o intuito de investir no conhecimento ligado à prática, objetivando um Brasil empreendedor, bem como a formação de futuros profissionais comprometidos em construir uma nação empenhada por melhorias para com a sociedade.
Além disso, as empresas juniores em geral, contemplam três fatores principais, que são:
-
Estudantes – Os mesmos utilizam da empresa para aplicar seus conhecimentos em práticas concretas, além da troca de experiência entre os membros e do entendimento do funcionamento do mundo corporativo.
-
Empresas Externas – São beneficiadas pelos projetos desenvolvidos por estudantes graduandos em que a alta qualidade, um melhor custo-benefício e o profissionalismo caracterizam uma troca mútua que beneficia ambos os lados.
-
Universidades – São favorecidas pela propagação do seu nome através dos trabalhos realizados pelos alunos, bem como denota que a universidade tem o compromisso em fazer do estudante, um profissional que tenha o conhecimento colocado no âmbito prático, elevando a importância da mesma para com outras universidades.
Uma empresa júnior é formada por diversos setores que se responsabilizam por suas respectivas atividades, para que a mesma continue progredindo e seja referência em seu mercado atuante. Desde a primeira EJ ( Empresa Júnior) na França em 1967 até a chegada da mesma no Brasil, em 1987, o movimento tem tomado uma grande propagação e acelerado o processo de profissionalização de indivíduos, com a fomentação de habilidades pessoais, lidar com o mundo dos negócios e bem como, o MEJ tem auxiliado micro e macro empresas na realização de projetos e consultorias com baixo custo e com alta qualidade, garantindo um retorno, tanto no âmbito de aprendizado para os membros internos, como também beneficia as empresas de modo geral, acarretando numa troca mútua e na propagação do movimento empresa júnior no mercado de trabalho.

